Foco no cliente tão essencial e tão pouco discutido!


Como ter foco no cliente? Como demonstrar o foco no cliente?


SIMPLES .. ouça seu cliente! Sabe as pesquisas de satisfação de cliente que ninguém te responde? Elas são frias demais, que tal uma ligação para seu cliente? 1 dia/ 1 hora/ 1 semana depois da entrega, pergunte se ele está bem, se foi tudo bem com a entrega, se o prazo foi adequado, se a qualidade atendeu sua necessidade, pergunte se pode melhorar em algo se pode ajudar em mais alguma coisa, esteja aberto ao ouvi-lo, seja sincero, afinal todos sentimos a diferença de uma ligação por obrigação e uma ligação com real interesse no próximo.


Internamente, tenha indicadores e processos que alinhem com a visão e o foco no cliente, registres os elogios e divulgue-os, registres as reclamações e corra atrás para melhorar, elas são as melhores ferramentas para sua empresa crescer, então porque esconde-las? Deixe seu time entender isso e resolva as reclamações e os problemas juntos, sem punição, você verá a diferença. Liderança e comunicação são a chave para o crescimento.


A qualidade te mostra o caminho e te da ferramentas, mas só melhora e cresce aquele que entende a importância e as coloca em prática e não apenas no papel.

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